Saiba como cuidar das plantas no inverno – Tudo + um pouco

[ad_1]

Na estação mais fria do ano, é preciso ter alguns cuidados com as plantas para evitar o aparecimento de fungos e mantê-las saudáveis mesmo com a temperatura mais

Luz
Nesta época do ano, a incidência de luz solar é menor. Então é importante observar se suas plantas estão, em algum momento, recebendo luz. Você pode mudar os vasos de posição e colocá-los mais próximos às janelas.  Mas é preciso atenção para que as plantas não fiquem expostas ao vento forte ou a geadas.

Rega
Durante o inverno, a quantidade e a frequência das regas devem ser menores que nas outras estações do ano. O objetivo é oferecer água às plantas sem deixar que o solo fique encharcado, o que facilita o aparecimento de fungos.

Lembre-se sempre de colocar as pontas dos dedos na terra antes de molhá-la. Se ela ainda estiver úmida, é melhor deixar para regar em outro dia.

Uma dica é para deixar as folhas mais bonitas é borrifá-las com água durante o dia. Como cuidado adicional, coloque a água no borrifador e espere alguns minutos para que ela chegue à mesma temperatura do ambiente.

Uma boa dica é sentir a umidade da terra com o dedo; na imagem, trata-se de um vaso de Aglaonema (Divulgação)

Manutenção

O ideal é que a adubação não seja feita neste período do ano, porque excesso de nitrogênio pode facilitar o aparecimento de fungos.

Também não é o momento de fazer mudas, já que as plantas diminuem o metabolismo no inverno. Isso faz com que algumas folhas nasçam menores comparadas às mais velhas. Na primavera, possivelmente, nascerão novas folhas além de flores. As podas devem ser feitas apenas para retirada de galhos e folhas secas.

Nesta época do ano, é interessante afofar a terra dos vasos, o que auxilia na absorção de luz e na oxigenação do solo. Você pode utilizar uma colher de jardinagem pequena para isso. Apenas fique atento para não encostar nas raízes ou no caule.

Proteção
A estação é um momento de menor crescimento das folhas de hortaliças. Para garantir a proteção da sua horta (ou de outras plantas em vasos), adicione uma camada de folhas e galhos secos ao substrato para servir como isolante térmico, além de repor a matéria orgânica, melhorando a fertilidade e a textura do solo. 

Podem ser usados diferentes materiais para fazer essa cobertura, desde que estejam secos, sejam de origem vegetal e estejam em pedaços pequenos –por exemplo casca de pinus, fibra de coco, serragem e casca de amendoim. A medida também ajuda no afastamento de pragas.

Em lugares onde o frio é mais intenso e há ocorrência de geada, deve ser usada um manta térmica, que evita o contato direto do orvalho noturno com as plantas. Você pode utilizá-la para cobrir gramados e, em alguns casos, a planta toda, mesmo em vasos.

Pragas e doenças
No inverno,  a proliferação da maioria das pragas e doenças fica reduzida. Por isso, é um bom momento para controlá-las de forma eficiente. Entretanto, há uma maior incidência de doenças pelo surgimento de fungos,  uma vez que a terra tende a ficar mais úmida por conta da baixa evaporação.   Lesmas e caracóis também são pragas comuns no inverno devido à umidade elevada. Por isso, fique atento às regas.

Exuberância
Algumas espécies atingem seu esplendor justamente no inverno.  Florescem nesta época do ano: i
pê-roxo, ipê-amarelo, mulungu, manacá-da-serra, pata-de-vaca, begônia, camélia, cerejeira, gardênia, falso-íris, azulzinha e azaleia. Amor-perfeito é uma das espécies de flores mais comuns e resistentes ao frio, podendo suportar até mesmo geadas. 

Hibernação
Devido às baixas temperaturas, à menor disponibilidade de luz e à baixa umidade, algumas espécies entram em uma espécie de hibernação. Elas ficam com as folhas amareladas ou as perdem completamente. Isso é comum em plantas que possuem estruturas de armazenamento, tais como as aráceas –caso do tinhorão.  Algumas árvores frutíferas também perdem suas folhas no inverno, como a jabuticabeira.  Há ainda  suculentas podem entrar no processo de hibernação, os gêneros Echeveria, Kalanchoe e Senecio.

Tem alguma dúvida de jardinagem? Mande a sua pergunta para o email [email protected]

A seção Seu Jardim é uma parceria da Folha com o Instituto Inhotim

[ad_2]

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart