Quer abandonar a rede 2G? O Android 12 já tem esta funcionalidade


Apesar de estarmos já a olhar para o Android 13 e para as novidades que vai trazer, a Google não abandonou ainda a versão agora lançada. O Android 12 ainda tem muito por descobrir e os fabricantes estão ainda a lançar as suas versões.

Algo que foi agora descoberto remete para a segurança uma novidade. O Android 12 tem disponível passou a permitir que os utilizadores desativem o acesso a redes 2G, tornado assim mais segura a sua ligação aos operadores.

2G Android 12 Google smartphone segurança

 

Uma tecnologia que é cada vez menos usada

Apesar de estarmos já a começar a testar tecnologias como o 5G, há ainda muitas outras que estão presentes e são verdadeiras heranças. Falamos do 2G, uma das mais antigas tecnologias ainda acessíveis e que muitos smartphones podem usar se necessitarem.

Claro que dada a sua idade, esta parou no tempo e está sujeita a várias vulnerabilidades já conhecidas e que não vão ser resolvidas. Estará para ser desativada a breve trecho, apesar de ser ainda usada em algumas situações.

2G já pode ser desativado no Android 12

Para proteger os utilizadores do seu sistema, a Google resolveu dar ao Android 12 uma nova opção e uma nova funcionalidade. Assim, de futuro, os smartphones que usarem esta versão, vão poder desativar o acesso às redes 2G, com uma simples mudança nas definições.

Acessível em Definições > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G, dá liberdade aos utilizadores de ativarem ou desativarem este acesso. Ao fazê-lo, impedem que sejam exploradas as vulnerabilidades identificadas e que permitem a leitura de mensagens ou o escutar de chamadas de forma simples.

2G Android 12 Google smartphone segurança

Google garante assim mais segurança no smartphone

Apesar de estar apenas acessível no Android 12, depende dos fabricantes para a ter presente. Para estar presente, exige uma atualização do Rádio HAL, o que pode limitar a sua presença. Os smartphones Samsung e Google mais recentes têm esta atualização e por isso devem conseguir desativar o 2G.

Esta é uma opção interessante, porque traz ainda mais segurança ao Android. Por outro lado, e por esta rede 2G ser ainda usada em áreas onde outras tecnologias não chegaram, criará uma limitação para chamadas e até para serviços de emergência.





LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart