Presidente do BC turco minimiza sugestões de racha sobre corte de juros de setembro


O presidente do banco central da Turquia minimizou nesta sexta-feira sugestões de que algumas das três autoridades que deixaram o cargo nesta semana se opuseram a um corte de juros desejado pelo presidente do país, Tayyip Erdogan, e disse que eles saíram por escolha própria ou por vontade do banco.

Sede do banco central da Turquia em Ancara
24/01/2014 
REUTERS/Umit Bektas//File Photo

Sede do banco central da Turquia em Ancara 24/01/2014 REUTERS/Umit Bektas//File Photo

Foto: Reuters

Erdogan removeu três membros do comitê de política monetária turco na quinta-feira, dois dos quais se opuseram a um corte de juros anunciado no mês passado, abrindo caminho para mais afrouxamento da política monetária e levando a lira a uma nova mínima histórica.

Falando a repórteres, o presidente do banco central, Sahap Kavcioglu, disse que as pessoas estavam fazendo suposições erradas sobre a remoção dos membros do comitê de política monetária e que não havia problemas no banco central.

“Parte disso é a própria preferência dos nossos amigos, parte é nossa preferência. Falar sobre isso como se houvesse um problema fere a instituição, o banco central”, disse ele quando questionado se a mudança foi uma decisão do presidente do país ou do banco central.

Kavcioglu disse que os membros, cuja remoção foi anunciada horas depois de ele se encontrar com Erdogan, na quinta-feira, estiveram envolvidos em cortes e aumentos nos custos dos empréstimos ao longo dos anos.

“Esses colegas estão cumprindo seu dever aqui há anos. As pessoas precisam estudar um pouco ao fazer uma crítica”, disse ele, acrescentando que o comitê de política monetária tomará suas decisões com base em dados.

Analistas disseram que as duas pessoas que substituíram os membros têm pouca experiência em política monetária e que provavelmente apoiarão cortes de juros nas próximas reuniões.



LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart