Normalizar política monetária em 2022 é consistente com arcabouço do Fed, diz Clarida


Começar a normalizar a política monetária este ano seria “totalmente consistente” com o novo arcabouço de metas de inflação média do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), afirmou o vice-chair do Fed, Richard Clarida, em documento divulgado nesta quinta-feira.

Clarida disse esperar que o mercado de trabalho atinja o pleno emprego até o fim de 2022 se a taxa de desocupação cair para 3,5%.

“Dada essa perspectiva e enquanto as expectativas de inflação permanecerem bem ancoradas na meta de 2% ao longo prazo… o início da normalização da política monetária em 2022 seria, nessas condições, totalmente consistente com nosso novo arcabouço de metas de inflação média flexível”, escreveu ele.

Clarida também afirmou esperar que o aumento “indesejável” da inflação que começou no ano passado “se prove, no fim, em grande parte transitório sob uma política monetária apropriada”.

Ele disse acreditar que o núcleo da inflação fique próximo da meta de longo prazo de 2% do Fed e que as pressões possam diminuir conforme que os gargalos da cadeia de suprimentos aliviarem.

O vice-chair do banco central anunciou nesta semana que deixará o posto na sexta-feira, duas semanas antes do fim de seu mandato.

Seu pedido de saída vem na esteira de relatos de que ele teria feito alterações em seu relatório de operações financeiras anterior, no término do mês passado, para mostrar que vendeu participação em um fundo de ações para depois recomprá-la rapidamente pouco antes de o Fed anunciar uma série de esforços de resgate para conter as consequências econômicas da pandemia de coronavírus.



LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart