Lira turca ronda estabilidade após liquidação volátil da semana


A lira da Turquia rondava a estabilidade nesta quinta-feira, após registrar queda histórica para mínimas recordes mais cedo nesta semana, já que o presidente do país, Tayyip Erdogan, defendeu cortes de juros recentes apesar de críticas generalizadas à direção da política monetária.

Notas de lira da Turquia
23/11/2021. 
REUTERS/Murad Sezer/Illustration

Notas de lira da Turquia 23/11/2021. REUTERS/Murad Sezer/Illustration

Foto: Reuters

A lira era negociada a 12,09 por dólar, depois de ter chegado a se recuperar até 2%, a 11,85 por dólar, no início do pregão. A divisa turca atingiu seu nível mais fraco de todos os tempos, de 13,45 por dólar, na terça-feira.

Antes de mostrar recuperação, a moeda atingiu mínimas recordes em relação à divisa norte-americana por 11 sessões consecutivas. A lira já chegou a mostrar perda acumulada de até 45% de seu valor neste ano, com cerca de metade dessas perdas ocorrendo desde o início da semana passada.

O banco central da Turquia disse nesta quinta-feira que a inflação seguirá um curso volátil no curto prazo e que considerará concluir o uso do espaço limitado para a taxa básica de juros em sua reunião de dezembro.

Na ata da reunião do comitê de política monetária da semana passada, quando cortou sua taxa de juros em 1 ponto percentual, para 15%, o banco disse que espera que efeitos transitórios continuem impactando a inflação até o primeiro semestre de 2022.



LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart