GM revela sistema “mãos livres” capaz de lidar com 95% dos cenários


Os sistemas de condução autónoma têm sido um tema frequente e há já fabricantes a tentar desenvolver o seu próprio. Embora a Tesla seja a que mais dá que falar neste campo, parece que a General Motors (GM) também está a jogar as suas cartas.

A fabricante de automóveis revela um sistema “mãos livres” que responde com sucesso a 95% de todos os cenários de condução.

Ultra Cruise, sistema "mãos livres" da GM

 

Durante o seu evento para investidores, a GM revelou um novo, avançado e mais capaz sistema de assistência à condução “mãos livres”, chamado Ultra Cruise. Este deverá estar disponível em 2023 e será capaz de lidar, conforme anunciou a fabricante, com 95% dos cenários de condução.

Eventualmente, poderá ser utilizado em todas as estradas pavimentadas dos Estados Unidos da América e do Canadá, aproximando a GM do seu objetivo de estar associada a zero acidentes e zero congestionamentos.

De acordo com o comunicado de imprensa da GM, o Ultra Cruise será capaz de mudar de via automaticamente, fazer curvas à esquerda e à direita, obedecer aos sinais de trânsito, evitar obstáculos, estacionar, usando uma variedade de câmaras, radar e sensores LiDAR, e respeitar as velocidades. Por outro lado, de acordo com Jason Ditman, engenheiro chefe da GM, o sistema não funcionará em rotundas, uma vez que se trata de uma situação de condução complicada.

Ultra Cruise, sistema "mãos livres" da GM

Aquando do seu lançamento, em 2023, o sistema da GM funcionará em 3.2 milhões de quilómetros de estradas norte-americanas, incluindo autoestradas e localidades. Posteriormente, o sistema irá abranger 5.5 milhões de quilómetros de estradas alcatroadas.

Conforme realça a GM, apesar das capacidades que dotam o Ultra Cruise, este é um sistema de nível 2, e não de nível 4 – ou seja, não é totalmente autónomo. Ainda assim, quando a intervenção do condutor for necessária, surgirá uma barra de luz no volante que irá informá-lo, bem como uma assistente de voz.

A GM não revelou quanto é que os consumidores terão de pagar para ter acesso ao Ultra Cruise nos seus automóveis, sendo incerto se se tratará de uma quantia única, ou de assinatura.

 





LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart