Dubai cria chuva artificial com drones para combater calor


Os Emirados Árabes Unidos enfrentam um calor tão intenso no verão deste ano que autoridades em Dubai utilizaram drones para dar “choques” em nuvens, na esperança de aumentar artificialmente o volume das chuvas.

Os termômetros marcaram temperaturas acima de 48ºC em várias regiões da nação do Oriente Médio, segundo o site britânico The Independent.

O processo de precipitação com uso de tecnologia foi confirmado pelo Centro Nacional de Meteorologia do país. O serviço compartilhou no domingo (18) imagens das fortes chuvas atingindo rodovias durante a “semeadura de nuvens”.

O processo consiste em formar a chuva com mais eficiência por meio dos veículos aéreos, que disparam cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se agrupem e desencadeiem mais chuvas.

O atual sistema, que utiliza apenas as descargas, sem a necessidade de produtos químicos, foi desenvolvido por uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade de Reading, na Inglaterra.

Maarten Ambaum, professor que trabalhou no projeto, contou à BBC, em março, que o princípio é parecido com o “cabelo seco em um pente”. “Quando as gotas se fundem e são grandes o suficiente, elas cairão como chuva”, compara o especialista.

A iniciativa não é a única do tipo nos Emirados Árabes Unidos, que investiram US$ 15 milhões (cerca de R$ 78 milhões na cotação atual) em um total de nove ideias para criar chuvas só em 2017.

O país está entre os 10 mais secos do mundo, com uma precipitação anual média de apenas 78 milímetros — 15 vezes menos do que o que cai de chuva em um ano no Reino Unido.





FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart