Departamento de Justiça dos EUA cria unidade de fiscalização de criptomoedas


As criptomoedas vieram para ficar e, enquanto governos lutam contra elas, outros vão-se adaptando à nova realidade. Apesar de ser uma forma de gerar riqueza num mercado financeiro não regulado, as criptomoedas têm sido também um meio fácil para lavagem de dinheiro e cibercrimes.

Agora, nos Estados Unidos, foi criada uma unidade de fiscalização de criptomoedas no departamento de Justiça.

Departamento de Justiça dos EUA cria unidade de fiscalização de criptomoedas

 

Combate aos crimes em torno das criptomoedas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos criou uma equipa para investigar crimes relacionados com criptomoedas. O National Cryptocurrency Enforcement Team (NCET) vai lidar com as investigações de “crimes cometidos por trocas de moedas virtuais, serviços de mistura e troca, e agentes de infraestruturas de lavagem de dinheiro”, referiu a agência em comunicado à imprensa.

Por exemplo, os serviços de mistura e troca podem esconder a origem de uma transação de moedas virtuais, ao misturá-la com outros fundos.

A criptomoeda é hoje “usada numa ampla variedade de atividades criminosas”, incluindo pagamentos de ataques de ransomware, lavagem de dinheiro e para a venda ilegal de drogas, armas e malware.

Departamento de Justiça dos EUA cria unidade de fiscalização de criptomoedas

São conhecidos vários casos de grandes empresas mundiais que se viram a braços com ataques de ransomware e que, alegadamente, terão pago aos atacantes elevadas quantias de dinheiro em criptomoedas.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) referiu que o NCET, que será especializado em transações de blockchain e criptomoedas para o Departamento de Justiça e outras agências do governo dos EUA, contará com membros da equipa do DOJ para lavagem de dinheiro, propriedade intelectual e divisões de crimes informáticos, bem como de advogados dos EUA, com escritórios em todo o país.

A ideia não é proibir as transações, mas sim, ter uma equipa especializada nos crimes que circulam ao seu redor, de forma a tornar as transações mais transparentes.

Leia ainda:





LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart