Combustíveis, prévia do PIB e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa – 15/10/2021


Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta sexta-feira (15) e uma ação para ficar de olho.

1) ICMS fixo – Na última quarta-feira (13) foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto que fixa o valor do ICMS sobre combustíveis.

Ontem (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a Casa terá “boa vontade” em agilizar a aprovação do projeto, mas defendeu que os governadores que se posicionaram contra a matéria sejam ouvidos.

O projeto é uma tentativa de diminuir o avanço dos preços do combustível, que acaba pressionando a inflação no país como um todo.

2) Petrobras – Na quinta (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que tem vontade de privatizar a Petrobras e que vai conversar sobre o assunto com a equipe econômica.

A declaração ocorre em meio a reclamações do presidente de que tem poder limitado na definição do preço do combustível, mas que é apontado como culpado a cada aumento.

A declaração não alterou os negócios da empresa na Bolsa, e a Petrobras (PETR4) fechou a sessão de ontem com leve alta de 0,17%.

O assunto pode continuar repercutindo nesta sexta, uma vez que o mercado responde a qualquer tipo de intervenção do governo na empresa.

Ainda ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pode acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar o monopólio estatal e o preço do gás aplicado pela Petrobras.

3) “Prévia” do PIB – O Banco Central divulga nesta sexta-feira (15) a prévia do PIB brasileiro, o IBC-Br. O indicador mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária.

Com a reabertura da economia, o mercado espera dados melhores de crescimento do país, e por isso a divulgação pode mexer com os ânimos dos investidores.

4) Comércio nos EUA – Nos EUA, será divulgado o relatório mensal das vendas no varejo referentes a setembro.

Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a abrir. Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.

5) Resultados – Dos resultados divulgados hoje nos EUA, o destaque vai para o Goldman Sachs (NYSE:GS), um dos principais bancos de investimentos do mundo.

A publicação pode afetar a confiança dos investidores e refletir nas ações do setor financeiro por aqui.

Fique de Olho

O analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a empresa do setor elétrico EDP Brasil (ENBR3).

Segundo Lucas, os analistas estão otimistas para a publicação dos resultados do terceiro trimestre da companhia, que deve ocorrer no próximo dia 25.

O analista vê possibilidade do preço das ações da empresa superarem a máxima histórica de R$ 21,92. Por isso, indica que os investidores de longo e médio prazo coloquem a companhia em seu radar.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: [email protected]





LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart