6 dicas pra cuidar da saúde mental sob pressão e cobrança


Casos de transtornos como ansiedade, depressão, burnout são comumente falados nas empresas e por RHs

Casos de transtornos como ansiedade, depressão, burnout são comumente falados nas empresas e por RHs

Foto: Ben Kerckx / Pixabay

Como anda sua cabeça em um mundo do trabalho sob enorme pressão? Como trabalhar debaixo de cobranças pode afetar sua saúde? Isso é parecido com os atletas que confessaram sofrer sob pressão nas últimas Olimpíadas?

Muito tem se falado sobre os diversos atletas que tiveram suas performances comprometidas por questões de saúde mental. Assim como eles, qualquer pessoa que seja cobrada por resultados, alto desempenho e performance, é diretamente abalada psicologicamente. Sejam atletas ou não, quadros de doenças clínicas de origem psicológica provenientes de situações como essas são cada vez mais comuns.

Atualmente, casos de transtornos como ansiedade, depressão, burnout são comumente falados nas empresas e por RHs. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 72% dos colaboradores apresentam, diariamente, ansiedade no trabalho.

Por esta razão, a discussão em torno do tema vai além. Apesar de muitas normas e comportamentos, seja dentro do esporte ou das empresas, terem mudado de alguns anos para cá, ainda sim, a atenção e o trabalho em torno da pauta devem ser muito explorados.

Trata-se de olhar para a psicologia como uma ferramenta de prevenção e não de reação, ensinando elementos essenciais na preparação mental de cada pessoa, dando todo suporte necessário para momentos desafiadores.

O grande desafio está em conseguir realmente lidar com tantas emoções ao mesmo tempo, gerados pelos compromissos, sacrifícios da vida social, rotinas, resultados, redes sociais e por aí vai. Para isso, profissionais adotam técnicas e estratégias diárias que ajudam a controlar essas cargas de pressão.

Dentre elas está o uso da metodologia de mindfulness, ferramenta ideal para ajudar a desenvolver uma melhor compreensão de seus pensamentos e sentimentos, ajudando a evoluir sua capacidade de administrar suas reações.

A saúde mental é um estado de bem-estar onde o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. Assim, quando sentimos que não temos recursos internos para lidar com as pressões da vida, que podem ser de trabalho, relacionamento, financeiras, sociais etc. experimentamos um desequilíbrio em nossos pensamentos e emoções que podem nos levar a ter reações inadequadas e até prejudiciais a nós mesmos.

Saber reconhecer seus limites e a hora de dar um passo atrás são sinais de autoconhecimento, autocontrole e inteligência emocional, fatores essenciais para uma boa saúde mental.

O Gympass, plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem, traz junto com seu parceiro, Psicologia Viva, 6 dicas de como cuidar da mente, principalmente em momentos sob pressão e cobrança, gerados por diversos fatores, incluindo estresse e altas expectativas por resultados.

  1. Identifique as causas dos problemas para mitigar a possibilidade de sua recorrência no futuro;
  2. Saiba sentir e administrar suas emoções. Em um ambiente de alta pressão, procurar permanecer focado e claro;
  3. Reforce o otimismo realista, baseado na autoconfiança que é gerada com conhecimento adquirido através de treinamento constante, experiência ou prática;
  4. Reconheça o que cabe a nós (e o que não cabe, não carregá-lo como peso adicional);
  5. Procure situações que nos desafiem, pois são também uma fonte de satisfação pessoal;
  6. Forneça críticas claras e realistas.



LINK ORIGINAL DA MATÉRIA

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Classificados D - Site de Anúncios Classificados Grátis
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart